A atriz Franciely Freduzeski está viajando pelo norte da Europa ao lado de seu filho Lucas, explorando paisagens e culturas da Noruega, Suécia e Holanda. A viagem, que ainda está acontecendo, durará 17 dias e marca sua primeira vez nesses países, com exceção da Suécia, onde já havia estado anteriormente para visitar familiares. “Meu primo mora em Gotemburgo e fui visitar meu afilhado que fez dois anos agora”, contou ela, emocionada com o reencontro.
Mesmo convivendo com fibromialgia, condição que pode ser agravada por temperaturas mais baixas, Franciely não abre mão de viver experiências intensas. “As temperaturas às vezes afetam a crise, mas eu não deixo de viver e ter uma boa qualidade de vida”, afirmou com determinação.
Em Amsterdã, onde passou o réveillon, a atriz se surpreendeu positivamente com a atmosfera da cidade. “Me disseram que tinha muita gente ‘doidona’ nas ruas e eu não vi nada disso”, comentou, encantada com a capital holandesa. Ela destacou a beleza da uma queima de fogos que durou mais de 20 minutos e se emocionou com a riqueza cultural local. “A cidade tem cultura em cada esquina, amo isso”, disse, após visitar o Museu Van Gogh e a Casa de Anne Frank, que considerou paradas obrigatórias. A gastronomia e a hospitalidade dos holandeses também a conquistaram: “A comida é maravilhosa, as pessoas muito solícitas. Do hotel que estávamos deu para fazer tudo a pé. Andamos muito, mas foi ótimo para sentir o clima da cidade.”
Na Noruega, Franciely se encantou com a sofisticação e o cuidado com a arte e a natureza. “Noruega é um dos países mais desenvolvidos que tem. Também tem esculturas, obras de arte em todos os lugares. Teatro, museus… As pessoas são bem educadas, comida boa. Estou adorando navegar por esses fiordes. Estou me sentindo na série dos vikings”, brincou.
A passagem pela Finlândia também reservou um momento mágico: Franciely teve a oportunidade de ver a aurora boreal pela primeira vez. “Eu nem acreditava que existia. Você acredita só vendo”, disse, ainda impressionada com o fenômeno natural que descreveu como um dos mais emocionantes de sua vida. A aurora boreal ocorre quando partículas solares colidem com a atmosfera da Terra, criando luzes coloridas no céu, um espetáculo típico das regiões polares.






