A atriz e diretora Virginia Cavendish, dona de uma carreira de quase 40 anos na TV, teatro e cinema, estreia no dia 27 de março o programa de entrevistas “O Segredo Delas”. A série, que será exibida na plataforma Itaú Cultural Play, conta com a participação de grandes atrizes brasileiras com mais de 70 anos, como Joana Fomm, Zezé Motta, Walderez de Barros, Miriam Mehler, Ana Lúcia Torre, Guida Vianna, Suely Franco, Prazeres Barbosa, Zezita Matos e Araci Esteves.
O projeto, idealizado, dirigido, roteirizado e apresentado por Cavendish, tem a codireção de Daguito Rodrigues. Ao longo de episódios de 40 minutos, as convidadas compartilham histórias de suas trajetórias, abordando temas como técnicas de atuação, métodos, disciplina, inspiração e os desafios enfrentados no cenário artístico, incluindo o machismo e o assédio ao longo dos anos. “Tive a sorte de idealizar e produzir o programa onde eu divulgo e aprendo ao mesmo tempo, numa conversa íntima com atrizes que admiro e me espelho o tempo todo”, destaca Cavendish.
Retrospectiva da carreira de Virginia Cavendish
Nos últimos anos, Virginia tem se dedicado intensamente ao teatro, TV e cinema. Em 2024, percorreu o interior de São Paulo com a peça “Mary Stuart”, que idealizou e produziu, sob direção de Nelson Baskerville. O espetáculo, que estreou em 2022 no Teatro do SESI, também teve turnê pelo ABC Paulista e temporada no Teatro Paulo Eiró.
Em 2023, integrou o elenco da série “Da Ponte Pra Lá” (Max), interpretando Leila Bianchi. Além disso, fez sua estreia na direção de cinema com o filme “Delivery”, inspirado na peça “The Dumb Waiter”, de Harold Pinter. O longa recebeu prêmios no Festival de Santo André e no Festival de Campina Grande.
Para 2025, além do lançamento de “O Segredo Delas”, Cavendish também estará no aguardado filme “O Auto da Compadecida 2”, dirigido por Guel Arraes e Flávia Lacerda.
Trajetória e legado
Natural de Recife e atualmente residente em São Paulo, Virginia Cavendish acumula trabalhos marcantes em novelas e séries, como “A Vida Secreta dos Casais”, “Labirinto”, “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “O Cravo e a Rosa” e “As Filhas da Mãe”. Também participou de séries humorísticas como “A Grande Família”, “Super Sincero” e “As Canalhas”.
No cinema, atuou em filmes icônicos como “Corisco e Dadá”, “O Auto da Compadecida” e “Lisbela e o Prisioneiro”, pelo qual recebeu prêmios de melhor atriz coadjuvante no Qualidade Brasil e foi indicada ao prêmio da Academia Brasileira de Cinema. Outras produções de destaque incluem “Até que a Casa Caia”, “Califórnia” e “Através da Sombra”, este último um suspense que também produziu e pelo qual recebeu prêmios de melhor atriz nos festivais FantasPoa e Fest Aruanda.
Além de atriz e diretora, Cavendish é uma produtora atuante, com trabalhos reconhecidos no teatro e cinema. Seu compromisso com a dramaturgia brasileira segue firme, agora trazendo à tona as histórias e vivências de grandes atrizes veteranas em “O Segredo Delas”.